fbpx
Como será 2030?

5 anos ago · · 0 comments

Como será 2030?

Se hoje somos aproximadamente 23 milhões de brasileiros com mais de 65 anos de vida, seremos 42 milhões em 2030.

Envelhecer é estar vivo, envelhecer é viver. Como viver é bom demais, envelhecer é bom demais! Talvez nem todos pensem assim, mas deveríamos…… Afinal, temos que aprender a fazer isso….temos que aprender a envelhecer com tranquilidade, alegria e consciência das limitações que este período da vida PODE trazer. Para isso, é preciso conhecer o envelhecimento.

Se Deus quiser, vamos ficar velhos! E como disse Juca Chavez em sua música: ser jovem é saber envelhecer. Será que estamos nos preparando para isso? Costumo brincar em minhas apresentações: “O que você vai ser quando envelhecer?”.

Ouço algumas pessoas dizerem ”não vejo a hora de me aposentar para ir para o interior….ou ir para a praia…..”. Outros dizem “não quero parar de trabalhar nunca”. OK, você não vai determinar isso exatamente como quer, pois nós não escolhemos totalmente nosso final de vida. Se pudéssemos, todos escolheríamos morrer em casa, dormindo, com um infarto fulminante, depois dos 90 anos (no momento em que reviso este texto, acaba de falecer o capitão do tri Carlos Alberto Torres,aos 72 anos, enquanto fazia palavras cruzadas, ou seja, estava bem relaxado).

Embora os hábitos de vida tenham grande importância em nossa vida, nossa carga genética é eterminante: até que faixa etária viveremos, quais doenças crônico degenerativas teremos, etc. Pessoas sedentárias, fumantes e obesas tem maior propensão a ter infarto do miocárdio do que outras. Mas não significa que você que é magro, não fumante e atleta amador não terá infarto.

Estudos atuais demonstram que dieta mediterrânea (rica em frutas, peixes e legumes), exercícios de memória como palavras cruzadas e exercícios físicos diários reduzem o risco da doença de Alzheimer (DA) em 50%, mas isso é estatística. Exemplificando: se 10% de uma população de 100.000 pessoas com mais de 80 anos terá a doença, então serão 10.000 octagenários com DA e com a dieta mediterrânea “apenas” 5.000.

Assim, até onde a ciência conhece hoje, não há como prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer ou a doença de Parkinson e o único fator sistemático associado a estas doenças é uma história familiar positiva.

Envelhecer é estar vivo, envelhecer é viver. Como viver é bom demais, envelhecer é bom demais! Talvez nem todos pensem assim, mas deveríamos……Afinal, temos que aprender a fazer isso….temos que aprender a envelhecer com tranquilidade, alegria e consciência das limitações que este período da vida PODE trazer. Para isso, é preciso conhecer o envelhecimento.

Se hoje somos aproximadamente 23 milhões de brasileiros com mais de 65 anos de vida, seremos 42 milhões em 2030. Recentemente chamado de “tsunami do envelhecimento” no Congresso Americano de Geriatria, o palestrante enfatizou a necessidade de formação de cuidadores especializados para esta população. Isso lá nos EUA……….

Aqui, estamos longe de oferecer serviços dignos e de qualidade para nossa população, imagine aos idosos. Mas temos que trabalhar neste sentido. O Instituto Gero foi criado para auxiliar a sociedade a lidar com o envelhecimento, a promover conhecimento na área de Geriatria (especialidade médica para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do idoso) e Gerontologia (especialização multiprofissional), a formar cuidadores com qualidade e, pretensiosamente, para auxiliar técnicos a planejar e implantar políticas públicas eficientes.

Tentaremos “fazer por merecer” a meta de sermos referência na área em uma década. O histórico profissional de nossa equipe torna mais factível este desafio. Bem-vindo ao Instituto Gero. Desfrute-o.

Similar posts

Deixe um comentário