Quem pode Frequentar

A Senior Vita é uma alternativa ou complemento ao cuidado do idoso em sua casa, dando suporte ao familiar e proporcionando interação social, estímulos físicos, cognitivos e de espiritualidade enquanto monitora e gerencia a saúde do idoso.

Desde idosos que precisam de uma pequena ajudinha extra para realizar as atividades do dia-a-dia ou idosos que que busquem “alguma coisa para fazer” até idosos que necessitem de uma supervisão mais intensiva (desde que não estejam acamados) podem participar de nossas atividades.

São vários os perfis de idosos que são bons candidatos a frequentar o nosso serviço

Idosos que precisam de ajuda para execução das atividades da vida diária

É muito comum idosos que já tem dificuldades para se vestir, para se alimentar adequadamente, que possuam algum tipo incontinência ou usem fraldas geriátricas, que já tenham dificuldade em cozinhar ou se alimentar sozinhos, dentre outras atividades da vida cotidiana que são impactadas seja por um declínio físico ou cognitivo.

Idosos que se sentem isolados

Infelizmente também é muito comum que idosos se sintam sozinhos e isolados em casa. Segundo a Dra. Monica Rebouças, a solidão é a maior doença do idoso. Aqui ele poderá retomar laços de amizade através da interação social, que ajuda também na melhora do idoso posteriormente junto a própria família.

Idosos com depressão ou sintomas depressivos

A fase sênior vem acompanhada por diversas situações que podem levar os idosos a depressão. A perda de familiares, parentes e amigos é mais comum. Os declínios físico e cognitivo e consequente perda de autonomia e independência são difíceis de lidar. O isolamento em casa, o trato diário com um cuidador profissional que o supervisa e o regula todos os dias. Tudo isso contribui para que o idoso esteja depressivo ou ao menos mais triste.

Tirar o idoso de casa nem sempre é tarefa fácil, mas temos profissionais capacitados que podem orientar a família a como fazer isso para que o idoso se beneficie de tudo o que podemos lhe oferecer. Ficando ao final mais contente e encarando melhor esta fase da vida, que um dia todos nós também passaremos.

Idosos com doenças crônicas ou que precisam de ajuda para uso de medicamentos

A presença de múltiplas doenças crônicas é comum em pessoas idosas. Pessoas com Hipertensão e diabetes, ou com problemas renais e cardiovasculares, e outras combinações levam à necessidade de uso de diversos medicamentos ao longo do dia.

O uso adequado e correto é fundamental para a manutenção ou recuperação do estado de saúde dos idosos. Qualquer problema neste uso medicamentoso pode acarretar em descompensação, interações ou reações adversas podem levar a internações hospitalares desnecessárias ou mesmo situações de saúde mais graves.

Aqui na Senior Vita garantimos a adequada dispensação e administração medicamentosa de nossos idosos através de suporte farmacêutico e de auxiliares de enfermagem.

Idosos que não estejam se alimentando adequadamente ou perdendo peso indesejavelmente

Quanto um idoso perde peso não intencionalmente ou sem razão aparente os familiares tem que estar alertas. Para isso, garantir a alimentação adequada é um fator extremamente importante que as famílias precisam atentar. Aqui na Senior Vita temos suporte nutricional, com cardápio preparado por nutricionista especializada em gerontologia, e cozinha no local para garantir correto manuseio e preparo da alimentação de nossos hóspedes.

Além disso, o horário da alimentação é um momento perfeito e propício para socialização, celebração e diversão entre os idosos.

Idosos com Alzheimer ou outros tipos de demência

Viver sozinho em casa durante todo o dia sem supervisão não é seguro para entes queridos com a doença de Alzheimer.

Além disto, a grande maioria dos idosos com Alzheimer, apesar do comprometimento cognitivo, tem sua fisiologia majoritariamente preservadas durante as fases iniciais e moderadas da doença, não tendo, portanto, nem indicação e nem necessidade de internação em uma casa de repouso. Coisa que a maioria das famílias também não deseja para seu parente.

A Senior Vita pode ajudar a cuidar deles durante o dia, e se necessário também podemos oferecer um plano especial par cuidado noturno e de finais de semana quando o idoso regressa para sua casa e caso os familiares estejam impossibilitados de oferecer cuidados nestes períodos.

Idosos portadores do Mal de Parkinson

A doença de Parkinson está entre um grupo de condições que levam a distúrbios do movimento. O problema de base é neurológico. É crônica e progressiva.

A Associação Americana de Doença de Parkinson (APDA na sigla em inglês) recomenda atividades (físicas, de fisioterapia e sociais), boa nutrição e que estejam em um ambiente físico adequado. Existem técnicas e ajudas que podem ajudar uma pessoa a permanecer independente e tão seguro quanto possível.

Aqui na Senior Vita o ambiente é claro, seguro, adaptado, leve e positivo. Ele encontrará suporte multiprofissional, oportunidades de relacionamento e o estímulo correto para se manter independente, ativo e feliz, apesar de sua situação.