Benefícios

A Senior Vita, por conta do sistema de day care, oferece muitos benefícios aos seus hospedes e seus familiares. É uma excelente opção para “tirar os idosos do sofá” ou também para aqueles idosos que já não podem mais ficar em casa sozinhos.

Nós proporcionamos alimentação adequada, atividades, estímulos físicos, cognitivos e muita socialização, estando os idosos assistidos por profissionais, auxiliares de enfermagem e cuidadores capacitados e com vasta experiência no trato com idosos.

A Senior Vita elimina ou posterga a necessidade de internação em casas de repouso ou clínicas geriátricas ao mesmo tempo em que proporciona cuidado integral ao idoso e suporte aos seus familiares-cuidadores.

Os Principais benefícios para os idosos são

Preserva a Autonomia e Independência

Nosso ambiente seguro e de baixo risco aos idosos, o tempo longe dos familiares e os estímulos profissionais atuam conjuntamente para dar a oportunidade aos idosos de fazerem as coisas por si mesmos. Tanto decidindo o que, quando e como fazer – autonomia – até a execução da tarefa ou atividade – independência. Isto aumenta a sensação de bem-estar e segurança, fatores importantes para reabilitação e qualidade de vida.

Socialização

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Harvard nos EUA (Harvard's Grant and Glueck study), e que levou 75 anos para ser concluída pois acompanhou dois grupos de pessoas através destas sete décadas e meia, tinha por objetivo de identificar os fatores psicossociais preponderantes para um envelhecimento saudável.

Qual a conclusão do estudo? De acordo com o Robert Waldinger, Diretor do Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto (do inglês, Study of Adult Development) da Universidade de Harvard, um fator supera em muito a importância dos demais fatores:

"Nós obtivemos uma mensagem muito clara nestes 75 anos de estudo: Bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis. Ponto.”

Um estudo britânico feito pela University College de Londres corrobora para as conclusões de Waldinger. O estudo acompanhou 6500 homens e mulheres com mais de 52 anos, por aproximadamente uma década.

Concluiu-se que o isolamento social tem enorme impacto sobre a expectativa de vida de pessoas idosas. Independente se a pessoa se sinta só ou não (solidão é um sentimento), o simples fato de manter-se contato limitado com família, amigos e organizações comunitárias aumentou o risco de morte destas pessoas. Isto porque demonstrou-se que o isolamento social aumenta o risco de aparecimento de doenças infecciosas e cardiovasculares, o aumento da pressão arterial e do hormônio do estresse (cortisol), e a deterioração do funcionamento cerebral.

Portanto, não podemos privar o nossos idosos de relacionar-se e manter uma vida social ativa. Incentivá-los a sair da inércia e retomar a prática social é de suma importância para esta fase da vida. E na Senior Vita eles terão inúmeras oportunidades para se relacionar com pessoas que estão no mesmo ritmo que eles, na mesma fase da vida, e que tem muita história em comum.

Controle e Melhora na saúde do Idoso

Muitos idosos são portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, artrite ou artrose, doenças cardiorrespiratórias ou câncer.

Além disso, segundo informações da organização americana, Adult Day Care, um idoso morre a cada 35 minutos decorrentes de quedas. E a prevalência de depressão, ansiedade ou abuso de álcool ou drogas atinge também uma parcela considerável da população idosa brasileira.

Centros-dias ou day care ajudam a reduzir o risco destes fatores saírem da normalidade, pois aqui oferecemos suporte multiprofissional nutrição adequada, estímulos físicos, cognitivos, espirituais e companhia.

Nossos profissionais diariamente monitoram a saúde do idosos, conduzem avaliações criteriosas e periódicas sobre seu estado global de saúde e bem-estar e verificam sinais vitais, administram medicamentos, controlam peso, estão atentos a comportamentos anormais e alterações de saúde. Tudo pensando na prevenção de doenças, manutenção ou recuperação do estado de saúde, no bem-estar e na qualidade de vida dos idosos. Auxiliando assim aos familiares e médicos responsáveis na gestão das enfermidades e cuidado integral de nossos hospedes.

Além dos benefícios aos idosos, os familiares e cuidadores também são impactados positivamente quando seus entes queridos estão conosco

Redução do nível de estresse

Sabemos que o cuidado com a pessoa idosa exige muito física e mentalmente dos familiares-cuidadores. Idosos com demência, mal de Parkinson e/ou declínios físicos exigem atenção máxima praticamente o tempo todo. Saber que seu ente querido está em um local seguro e sendo cuidado adequadamente, com carinho e amor, reduz os níveis de estresse dos cuidadores-responsáveis rapidamente.

Respiro e tempo para si

O cuidado além de pesado exige tempo e muitas vezes impacta a qualidade de vida do cuidador por não ter mais a opção de ter um tempo para descansar ou para resolver temas pessoais.

Tranquilidade para trabalhar

Poder trabalhar sabendo que seu pai, mãe, avós ou tios estão num local felizes e sendo bem cuidados enquanto você trabalha, faz com que seu rendimento volte ao normal pois reduz a carga de preocupação e fatores de distração.

Opção para a folga do cuidador

Muitas vezes os familiares se desdobram para cobrir os períodos de folga dos cuidadores de idosos. Nós somos uma boa opção para estes casos além de tirar o idoso de dentro de casa e proporcionar diversas atividades, estímulo e cuidado especializado.

Melhora na facilidade para cuidar do idoso

Estudos mostram que idosos frequentadores de centros-dia estão mais atentos, alertas e mais calmos. O que facilita o cuidado do idoso quanto em casa e aos finais de semana, e reduzem o risco de acidentes domésticos por distração.